O Ministério da Educação (MEC) lançou na quinta-feira (6) o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A iniciativa tem o objetivo de superar o analfabetismo e aumentar o nível de escolaridade entre pessoas com mais de 15 anos de idade, além de integrar o ensino básico com uma educação profissional e tecnológica, buscando promover qualificação para o trabalho.
Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em 2023, o Brasil ainda conta com 9,6 milhões de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever.
Leia Mais
PF e PGR planejam concluir “pacote Bolsonaro” antes do início da campanha eleitoral
AGU diz que não cabe ao Judiciário intervir nas políticas públicas de apoio ao RS
Medidas compensatórias do governo não agradam e desoneração emperra no Senado
De acordo com o MEC, serão ofertadas 3,3 milhões novas matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre estudantes em cárcere.
O pacto estabelece a colaboração entre municípios e estados para a oferta do ensino com diferentes metodologias e abordagens, além de disponibilidade de recursos didáticos coerentes com o público do EJA.
Os entes federados que aderirem ao projeto terão acesso a repasses financeiros pelos programas de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; Dinheiro Direto na Escola e Brasil Alfabetizado.
Estão previstas ainda a oferta de bolsas para alfabetizadores e de formação de professores.
*sob supervisão de Brenda Silva, com informações de Agência Brasil
Este conteúdo foi originalmente publicado em MEC lança iniciativa para alfabetizar brasileiros com mais de 15 anos no site CNN Brasil.