Início BRASIL Desperdício de água no Brasil poderia abastecer toda população do Rio Grande...

Desperdício de água no Brasil poderia abastecer toda população do Rio Grande do Sul, diz estudo

O Brasil entra em alerta para o desperdício de água. Levantamento do Instituto Trata Brasil (ITB) mostra que o país não controla de maneira eficiente o uso do recurso natural no país.

Com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o estudo demonstra que a água potável perdida em diversas operações, abasteceria toda população do Rio Grande do Sul, 10,6 milhões de pessoas, por no mínimo 5 anos.

Cerca de 32 milhões de brasileiros sofrem com a ausência de água tratada no Brasil. Em paralelo, o índice de perdas na distribuição totaliza 38% de desperdício, antes de chegar às residências em todo território nacional.

Incêndios no Pantanal aumentam quase 900% e região totaliza maior índice desde 2020, diz WWF-Brasil

Temperatura dos oceanos em 2023 foi a mais quente da história segundo a Unesco

Aluno com câncer terminal realiza sonho com formatura antecipada

O Brasil desperdiçou, somente em 2022, cerca de 7,0 bilhões de metros cúbicos, equivalente a 7.636 piscinas olímpicas de água tratada.

A falha na distribuição pode ser motivada por vários fatores, como por exemplo, vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados.

Essas perdas trazem prejuízo ao meio ambiente, consequentemente ao lucro da produção das empresas, além de encarecer o sistema e impactar o bolso do consumidor.

Nos países desenvolvidos, a média de desperdício é de 15%, enquanto no Brasil, durante a medição do estudo, em 2022, a taxa foi de 35%, ou seja, 20 pontos percentuais acima.

O levantamento aponta que a região Norte lidera o desperdício com 46,94%, seguido do Nordeste com 46,67%. O Sudeste tem a menor taxa de falha nas operações, com 33,90%.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desperdício de água no Brasil poderia abastecer toda população do Rio Grande do Sul, diz estudo no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments