Início POLÍTICA Barroso e Moraes fazem “passeio” virtual pela Amazônia em ação sobre preservação...

Barroso e Moraes fazem “passeio” virtual pela Amazônia em ação sobre preservação ambiental

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, e seu colega de Corte, Alexandre de Moraes, participaram nesta quarta-feira (6) de uma “experiência imersiva” de realidade virtual pela Amazônia.

Os magistrados usaram óculos de 3D e fones de ouvido para acompanhar uma jornada pela região do Rio Tapajós, no Amazonas.

Leia Mais

¨Tem muita gente que fica com raiva”, diz Lula sobre decretos de preservação ambiental

Conselho de Ética da Câmara vota agora ação contra Janones; acompanhe ao vivo

Em ofício entregue ao presidente Lula, Eduardo Leite volta a pedir perdão da dívida do RS

“Maravilhosa, um trabalho extraordinário, você se sente dentro da floresta amazônica, com a sua vegetação exuberante, extraordinária, com os pássaros, com a fauna, com os igarapés”, disse Barroso, depois de participar.

“A Amazônia é um dos maiores ativos brasileiros e nós precisamos ter consciência disso, preservá-la na melhor forma e encontrar mecanismos de sustentabilidade para os 25 milhões de pessoas que vivem lá”.

Segundo Barroso, o período atual é importante para a conscientização sobre a Amazônia.

“Nesse momento em que a natureza dá um alerta para o Brasil e para o mundo com a tragédia que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Acho que, tragicamente, o Rio Grande do Sul foi escolhido para tocar esse alarme para as novas gerações, as gerações atuais, de que nós temos compromissos com as gerações futuras, e antes eram compromissos com as gerações futuras”, declarou.

Na abertura da sessão da Corte, logo depois de participar da exposição, Barroso disse que é um “equívoco imaginar que exista antagonismo entre agronegócio e preservação ambiental”. Ele citou a importância da demarcação de terras indígenas, pela comprovada preservação ambiental que esses territórios proporcionam.

A obra “Amazônia Viva” foi inaugurada nesta quarta (5), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e ficará aberta até o dia 30 de junho. Visitações podem ser feitas todos os dias, inclusive sábado e domingo, das 11h às 16h.

É um projeto da Iniciativa Inter-religiosas pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil), plataforma de ação colaborativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que líderes e comunidades religiosas possam contribuir para preservar as florestas, a biodiversidade e promover os direitos de seus guardiões.

Além de Barroso e Moraes, a abertura da exposição contou com a presença dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Edson Fachin, e do ministro aposentado Ayres Britto.

Também participou Alberto Pacheco Capella, responsável pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, e o climatologista Carlos Nobre, primeiro brasileiro a integrarar o grupo de “guardiões planetários”, que reúne pesquisadores e ativistas em prol de estudos e análises sobre ação climática e proteção de comunidades vulneráveis.

A cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá, queda obra guia o espectador durante a viagem virtual também esteve no STF.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Barroso e Moraes fazem “passeio” virtual pela Amazônia em ação sobre preservação ambiental no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments