Senadores aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmaram que foram pegos de surpresa com a decisão do relator, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), de retirar o trecho sobre a taxação de compras internacionais do projeto de lei que cria o Programa de Mobilidade Verde (Mover).
Cunha apresentou nesta terça-feira (4) seu parecer suprimindo a emenda incluída pela Câmara dos Deputados que estabelece uma alíquota de cobrança de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50.
Leia Mais
Taxação de compras internacionais é “razoável”, diz Rodrigo Pacheco
Senado adia votação de projeto de lei que trata de “taxa das blusinhas”
Rodrigo Cunha, relator de “taxa das blusinhas”, será vice de candidato de Lira em Maceió
A decisão mobilizou senadores de diversos partidos que defendem a manutenção da como foi aprovada na semana passada pelos deputados.
Antes do início da sessão, líderes da base governista se reuniram com o senador para tentar convencê-lo a retomar o projeto original.
A estratégia, no entanto, não funcionou, e o relator manteve a supressão dos trechos sobre a tributação de importados. O parecer foi lido nesta tarde no plenário do Senado.
Senadores prometem apresentar um destaque, sugestão de alteração ao texto, no plenário durante a discussão.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), propôs o adiamento da votação para que haja mais tempo para análise do texto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senadores relatam surpresa com decisão do relator e querem manter “taxa das blusinhas” no projeto no site CNN Brasil.