Início BRASIL Greve de motoristas de ônibus em São Paulo: Prefeitura entra na Justiça...

Greve de motoristas de ônibus em São Paulo: Prefeitura entra na Justiça contra paralisação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans e da Procuradoria Geral do Município (PGM), entrou com uma ação na Justiça solicitando que na próxima sexta-feira (7) seja mantida 100% da frota de ônibus nos horários de pico e ao menos 80% da frota nos demais horários, sob pena de multa diária.

A greve foi aprovada pelo SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) em assembleia realizada nesta segunda-feira (3).

Segundo o sindicato, o movimento terá duração de 24 horas e atingirá todo o sistema de transporte público por ônibus da cidade na próxima sexta (7).

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), argumentou que transporte coletivo é um serviço essencial e, por isso, está sujeito a uma legislação específica.

“Há uma preocupação muito grande de que o judiciário aceite, pois não se pode deixar a população de São Paulo sem um serviço essencial”, disse o prefeito.

O departamento jurídico do SMTTRUSP informou à CNN que ainda não recebeu nenhuma notificação da Justiça. O departamento afirmou que assim que os sindicalistas forem intimados, irão se manifestar.

A entidade exige um reajuste salarial de 3,69% conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um aumento real de 5%, além da reposição das perdas salariais acumuladas durante a pandemia, estimadas em 2,46%.

Leia Mais

Governo do RS diz que antecipará metade do 13º salário de servidores públicos

Greve de ônibus em São Paulo: sindicato aprova paralisação na próxima sexta-feira (7)

Governo do RS diz que antecipará metade do 13º salário de servidores públicos

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região já fez a distribuição do processo, e movimentações são esperadas nos próximos dias.

Ricardo Nunes também disse que a Prefeitura de São Paulo reforçará a presença da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar e da Polícia Civil nos terminais e linhas de maior concentração para evitar tumultos e garantir a segurança da população.

A administração municipal espera que sindicato e empresários cheguem a um acordo para evitar a greve.

*Sob supervisão de André Rigue

Este conteúdo foi originalmente publicado em Greve de motoristas de ônibus em São Paulo: Prefeitura entra na Justiça contra paralisação no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments