Início POLÍTICA Planos de saúde: Lira entra em acordo com operadoras por suspensão de...

Planos de saúde: Lira entra em acordo com operadoras por suspensão de cancelamentos de contratos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta terça-feira (28), que entrou em acordo com representantes de planos de saúde para que as operadoras suspendam os cancelamentos unilaterais de contratos com beneficiários.

A negociação foi realizada durante reunião na Residência Oficial da Presidência da Câmara dos Deputados. Além de Lira, participou da reunião o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que é o relator da nova Lei dos Planos de Saúde na Câmara.

Leia Mais

Lira se reúne com Lula e mantém intenção de votar “taxação de blusinhas” nesta terça

Câmeras corporais: “Diretrizes são salto civilizatório”, diz Lewandowski

Comissão da Câmara aprova convite para ministro explicar investigação sobre fake news envolvendo o RS

O movimento ocorre em meio a uma série de cancelamentos de contratos firmados entre operadoras de saúde e beneficiários nas últimas semanas.

A medida afetou, entre outras pessoas, idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Na última semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou 16 empresas e quatro associações do setor e cobrou informações sobre o cancelamento unilateral dos contratos.

“Uma boa notícia para os beneficiários dos planos de Saúde: em reunião realizada agora há pouco com representantes do setor, acordamos que eles suspenderão os cancelamentos recentes relacionados a algumas doenças e transtornos”, afirmou Lira, em publicação no X (antigo Twitter).

O deputado Duarte Jr. também comemorou a suspensão. O projeto de lei sob relatoria do parlamentar tramita há quase 18 anos.

Segundo Duarte, a reunião com Lira e os representantes foi importante para “ouvir segmentos” e debater a suspensão dos contratos.

A suspensão não tem um prazo definido, e deve ser mantida enquanto as negociações sobre o tema perdurarem. O projeto relatado por Duarte prevê a suspensão definitiva dos contratos.

A ideia é que o relator negocie, nos próximos meses, uma alternativa que agrade o setor e os beneficiários.

Conforme a CNN apurou, a ideia é de que o texto seja votado antes do recesso parlamentar de julho. O relatório de Duarte foi apresentado em 2023, mas passa por ajustes.

Participaram da reunião representantes das seguintes empresas e organizações:

Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE);
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
Amil;
Bradesco Saúde;
Unimed Nacional;
Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde);
SulAmérica;
Rede D’Or.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Planos de saúde: Lira entra em acordo com operadoras por suspensão de cancelamentos de contratos no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments