A cidade de Pelotas registrou chuva de granizo em áreas localizadas em meio à inundação consequente das fortes chuvas de maio no estado do Rio Grande do Sul. A CNN obteve imagens do evento climático.
Imagens registradas pelo estudante e produtor rural Marck Quevedo Sastre mostram pedras de gelo caindo sobre o local onde ele estava com amigos no início da noite desta quarta-feira (22).
“A gente tinha chegado dos resgates, era umas cinco e pouco, ali estava tranquilo, a gurizada estava na beira do fogo pra se secar até que, do nada, começamos a ver trovejadas. Daqui a pouco começou a chover e caiu uns granizos pequenos assim, umas bolinhas pequenas”, conta ele.
Leia Mais
Após reunião com Lula, CEO da Uber anuncia auxílio de R$ 10 milhões para motoristas afetados no RS
Quase metade das cidades gaúchas ainda tem problemas com energia, diz Aneel
Corpo de Bombeiros de SP recebe prêmio por resgate de cavalo que ficou ilhado no RS
“[…] Umas pedras grossas, pareciam bolas de golfe”, completa ele. A incidência das pedras de granizo já era prevista pela Defesa Civil do estado.
“O granizo foi bem localizado. A chuva de granizo em Pelotas foi no Laranjal e bairro Areal. Houve registro sobre o aeroporto de Pelotas. A possibilidade de granizo foi prevista na terça-feira [21]”, afirma a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.
“Granizo são pedras de gelo que se formam na parte mais alta (e mais fria, com temperaturas dezenas de graus abaixo de 0°C) das nuvens do tipo cumulonimbus. São estas nuvens que estão se formando na área ao sul do Rio Grande do Sul. Além da chuva forte e ventos fortes, estas nuvens também podem provocar granizo”, completa ela.
A cidade de Pelotas segue inundada depois das chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul ao longo do mês de maio.
Elas incidem sobre a cidade do sul do estado em um momento que Pelotas tenta conter e se livrar das enchentes.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Inundada, cidade gaúcha de Pelotas recebe chuva de granizo; veja imagens no site CNN Brasil.