Após as fortes chuvas que atingiram Porto Alegre, o nível do lago Guaíba baixou, revelando um cenário de destruição no centro da cidade. Comerciantes locais enfrentam prejuízos severos devido à água que invadiu suas lojas, danificando produtos, móveis e estruturas.
Uma lojista identificada como Daniela descreveu a situação como “devastadora”, com lama cobrindo tudo. “Tudo no chão, o manequim boiando, foi lama mesmo, um cenário de terror, triste, uma tristeza”, relatou.
Pequenos negócios atingidos
“Nós somos pequenos lojistas que trabalhamos aqui há anos. Eu tenho família, minha filha depende disso”, afirmou a comerciante Marilaine, acrescentando que a renda de sua família e de seus funcionários depende exclusivamente da loja.
Leia Mais
Relatório alerta para pedidos de doação falsos para vítimas do RS
"Municípios perderam capacidade de fazer frente" à crise no RS, diz diretor do CENAD
Departamento de Águas prevê Porto Alegre "seca" em junho
Os danos foram extensos, com pisos novos sendo levantados pela força da água e mercadorias recém-adquiridas sendo danificadas. A empresária revelou que perderá parte de sua economia para pagar o primeiro salário de seus funcionários, e caso a situação continue, poderá ficar inadimplente com eles.
Os trabalhos de limpeza estão em andamento na Rua Voluntários da Pátria, uma área comercial importante no coração de Porto Alegre. Equipes removem móveis, madeiras e produtos danificados, enquanto alguns moradores aproveitam para recolher itens que possam ser salvos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: comerciantes calculam prejuízos após água baixar em Porto Alegre no site CNN Brasil.