Além dos impactos às residências, a inundação do Lago Guaíba também afetou pontos culturais de Porto Alegre. Um ícone da cidade, a Casa de Cultura Mário Quintana, onde já foi a morada do poeta, foi atingida pelas águas, mas seu acervo foi quase totalmente preservado. No entanto, um estabelecimento vizinho não teve a mesma sorte.
A tradicional Livraria Taverna, localizada no mesmo edifício, sofreu severos danos. Com a água atingindo grande parte do estoque, muitos livros foram perdidos, apesar dos esforços para elevar os volumes. Veja no vídeo acima.
Ederson Lopes, um dos proprietários, relata que a equipe acompanhou as notícias sobre as chuvas intensas na região e as previsões de elevação do nível do Guaíba. Eles tentaram tomar medidas preventivas, mas a água acabou invadindo a livraria.
Leia Mais
Maio de 2024 é o segundo mais chuvoso para Porto Alegre em 108 anos, diz Inmet
Chuvas no RS: veja antes e depois de pontos turísticos de Porto Alegre
Nível do Guaíba avança 18 centímetros em 14 horas e se aproxima de recorde histórico
“A gente teve uma perda total do mobiliário aqui, e os livros agora a situação é a seguinte: como deu uma baixada, a gente está fazendo um mutirão para tentar retirar os livros aqui do espaço, porque como a livraria está abaixo da água, está totalmente alagado, a densidade de umidade aqui dentro é muito grande,” explica Ederson.
Enquanto a Casa de Cultura preservou seu patrimônio, a Livraria Taverna enfrenta agora o desafio de recuperar o que restou de seu acervo e avaliar os danos causados pela enchente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: enchente danifica estoque de livraria tradicional em Porto Alegre no site CNN Brasil.