Início BRASIL Prefeitura na Serra Gaúcha pede que moradores evacuem entorno de barragem por...

Prefeitura na Serra Gaúcha pede que moradores evacuem entorno de barragem por risco de deslizamento

A prefeitura de São Francisco de Paula, na região da Serra Gaúcha, emitiu um alerta na noite desta segunda-feira (13) para que moradores do entorno da Usina Hidrelétrica (UHE) Bugres Barragem Salto evacuem a região imediatamente. Segundo a administração municipal, há risco de deslizamentos que podem atingir residências em áreas costeiras.

De acordo com o município, um possível deslizamento de encosta junto à barragem pode provocar ondas às margens do reservatório. “Pedimos a todos os moradores do entorno da barragem que sigam as orientações de evacuação imediatamente”, alertou a prefeitura.

A prefeitura sugeriu que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, onde encontrarão abrigo e assistência.

Em nota, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que a Barragem Salto passou do nível de alerta para o de emergência. O nível de emergência indica “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”. Conforme o governo gaúcho, a empresa responsável pela usina, junto com a Defesa Civil, está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores próximos à estrutura.

Além da usina de Bugres, a Barragem de Santa Lúcia, em Putinga, também está em nível de emergência. Outras seis barragens estão em nível de alerta: UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves; UHE Dona Francisca, em Nova Palma; PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga; Barragem Capané, em Cachoeira do Sul; Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves; e Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.

Leia Mais

Nível do Guaíba avança 18 centímetros em 14 horas e se aproxima de recorde histórico

Bebê de sete meses que caiu de barco durante resgate em Canoas é encontrada sem vida

Pelotas decreta calamidade pública por conta das enchentes

Acúmulo de eventos climáticos

Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul vem enfrentando fortes chuvas que já deixaram 147 pessoas mortas e outras 127 desaparecidas, de acordo com dados da Defesa Civil do estado divulgados na tarde desta segunda-feira (13).

Além das tempestades, a região registra também outros eventos climáticos, como tremores de terra, ondas de frio e até tornado, como o que atingiu a zona rural da cidade de Gentil neste sábado (11).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeitura na Serra Gaúcha pede que moradores evacuem entorno de barragem por risco de deslizamento no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments