O boletim médico mais recente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgado nesta terça-feira (7), indica estabilidade do quadro e “boa resposta clínica ao tratamento”, segundo o Hospital Nova Star, na zona sul de São Paulo, onde ele está internado.
Segundo o boletim, Bolsonaro “encontra-se estável e sem febre” e “permanece com boa resposta clínica ao tratamento instituído, recebendo antibióticos e medidas de prevenção de trombose venosa”.
Leia Mais
Bolsonaro passa bem a noite e segue realizando exames, diz Wajngarten
Bolsonaro chega a hospital em São Paulo após ser transferido de Manaus
Erisipela: o que é, sintomas e principais formas de tratamento
O ex-presidente está internado no Hospital Vila Nova Star, na zona de São Paulo, desde segunda-feira (6). Durante o final de semana, o ex-mandatário havia sido hospitalizado em Manaus para tratar um quadro de erisipela no membro inferior esquerdo.
Ainda de acordo com o boletim, Bolsonaro está sendo tratado pelo cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e pelo cardiologista Leandro Echenique.
O que é a erisipela?
Doença inflamatória que atinge a pele, a erisipela pode afetar o tecido celular adiposo (camada de gordura da pele). Ela é causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos e acomete, principalmente, os membros inferiores, como perna e pés, sendo mais comum na população idosa e em pessoas com diabetes ou obesidade.
Na infecção, a bactéria Estreptococo penetra na pele através de ferimentos, picadas de insetos, úlceras ou frieiras (um tipo de micose) e se propaga pelos vasos linfáticos. No entanto, outros tipos de bactérias também podem causar a erisipela, como a Staphylococcus aureus. Segundo o Ministério da Saúde, essa não é uma doença contagiosa.
Quais são os sintomas de erisipela?
De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), os sintomas iniciais da erisipela incluem mal-estar, fadiga, calafrios, febre, náuseas e vômitos, e surgem antes dos sinais na pele.
Em seguida, a doença pode causar sintomas como:
Inchaço no membro infectado;
Vermelhidão;
Dor;
Aumento da temperatura no local afetado.
Em casos mais graves, podem surgir bolhas e feridas de necrose, com a morte de células da pele, e pode, até mesmo, causar infecção generalizada com risco de morte.
*Publicado por Renata Souza. Com informações de Gabriela Maraccini, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro está estável e sem febre; ex-presidente é tratado com antibióticos no site CNN Brasil.