Em entrevista à CNN, na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), disse que pretende usar “todos os instrumentos possíveis” para evacuar cinco ilhas onde moram cerca de 8 mil pessoas na capital gaúcha. Estas áreas estão sob maior risco de alagamento.
A prefeitura disponibilizou carros de som para emitir alertas aos moradores da região. Ônibus, vans e lotações foram disponibilizados para transportar os cidadãos, que podem ser levados a abrigos da cidade ou a casa de parentes e amigos. “Aceite o convite”, apelou o prefeito aos moradores das ilhas, para que topem deixar suas casas.
“Nós vamos esgotar todos os meios de convencimento. Vou me deslocar para as ilhas daqui a pouco. Vou usar do meu poder de persuasão para convencer as pessoas”, completou.
“As pessoas têm medo de sair de casa e perder o pouco que têm”, ponderou Sebastião Melo, que se comprometeu a ajudar na reposição de bens materiais no futuro. “A prioridade é salvar vidas”, disse.
Rio Guaíba
A prefeitura de Porto Alegre decidiu fechar as comportas do Cais Mauá. O processo de fechamento foi iniciado às 8h de hoje. Em aferição recente, o nível do rio atingiu 2,01 metros na altura do Centro Histórico da capital. Por lá, a cota de alerta é de 2,5 metros e aos 3 metros ocorre inundação.
Leia Mais
Em alerta vermelho, Rio Grande do Sul fecha escolas e pede que pessoas deixem suas casas
Sob tempestades, governador do RS decreta estado de calamidade
Governo do RS alerta para "pior momento" das fortes chuvas por conta da cheia do Rio Taquari
Já nas região das ilhas, a inundação já é prevista com 2,2 metros.
“Nosso pior problema é que o Rio Guaíba, que tem 72 quilômetros, é um desaguador de quatro principais rios do Rio Grande do Sul, sendo que o principal deles é o Jacuí”, comentou o prefeito.
“Tanto na cabeceira desses rios, quanto nos cursos desses rios, há lugares que choveu mais de 500 milímetros nesses últimos dois dias, ou seja, uma intensidade enorme”. Segundo Sebastião Melo, as águas dessas chuvas estão chegando a Porto Alegre. “Vamos começar a ter problemas a partir do meio-dia”, alertou.
O prefeito disse ainda que há previsão de que pare de chover no sábado, porém a cidade deve continuar sofrendo com inundações, já que a água acumulada nos rios continuará chegando à capital.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeito de Porto Alegre diz que usará “todos os instrumentos possíveis” para evacuar áreas alagadas no site CNN Brasil.