O rio Guaíba atingiu cota de 3 metros e extravasou no Cais de Mauá, na região sul de Porto Alegre, no início da tarde desta quinta-feira (2).
De acordo com a Defesa Civil, o rio Guaíba está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação devido aos expressivos volumes de água em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Leia mais
Barragem 14 de Julho rompe no Rio Grande do Sul, diz governador Eduardo Leite
Chuvas no RS: colapso em barragem gerou onda com 2 metros de altura, diz prefeito
Chuvas no RS: água vai subir como nunca subiu antes, diz general do exército
Esta é a quarta vez, desde 1941, que o Guaíba transborda no centro de Porto Alegre, segundo o Metsul. Em setembro de 1967 o rio atingiu 3,11 metros. Em setembro de 2023, foram 3,18 metros e em novembro de 2023, a cota foi de 3,46 metros.
A Defesa Civil do RS alertou os moradores de áreas próximas ao Guaíba, nos municípios de Porto Alegre (zona sul), Guaíba e Eldorado do Sul, para que deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Caí.
A orientação expressa ressalta também que as pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança.
* Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: rio Guaíba ultrapassa cota de inundação em Porto Alegre no site CNN Brasil.