Com alerta vermelho de grande perigo em razão da onda de calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 35,4°C, na estação do Gama, na tarde deste domingo (12/11).
Segundo o instituto, a previsão é de que o tempo seco e quente continue até quarta-feira (15/11), apresentando possibilidade de chuva nos dias seguintes.
Instituto Nacional de Meterorologia (Inmet) emite alerta vermelho por causa da onda de calor que deve atingir o DF e mais 6 estados 4
Instituto Nacional de Meterorologia (Inmet) emite alerta vermelho por causa da onda de calor que deve atingir o DF e mais 6 estados 5
Nuvens encobrem parte do Distrito Federal aliviando um pouco a sensação térmica que atinge a capital. O alerta do Inmet sobre a onda de calor que atinge 11 capitais brasileiras 2
calor no DF (5)
Calor no DF bate novo recorde e temperatura chega a 34,6° C brasília DF 5
0
Mesmo com o calorão, o Distrito Federal ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. Até agora, o recorde de 2023 é de 36,7°C, em 24 de setembro.
A máxima histórica é de outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.
Onda de calor
O Inmet emitiu, na sexta-feira (10/11), alerta vermelho de grande perigo devido a uma onda de calor que atinge o país. O fenômeno ocorre em pelo menos seis estados, além do Distrito Federal.
O aviso vale até a próxima quarta-feira (15/11), às 23h59. O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5°C acima da média por período maior do que cinco dias.
Há também, para este domingo (12/11), alerta laranja de perigo, em virtude da baixa umidade relativa do ar. O aviso meteorológico é usado para indicar umidade entre 12% e 20%.
A onda de calor intenso é ocasionada pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, fenômeno que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura da massa de ar.
Durante esse período, a população pode sentir ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz. As altas temperaturas e a baixa umidade oferecem alto risco à saúde; por isso, é importante manter-se hidratado — com atenção especial para crianças, idosos e animais.
Confira a lista de unidades da Federação em alerta vermelho:
Distrito Federal;
Goiás;
Mato Grosso;
Mato Grosso do Sul;
Minas Gerais;
Rondônia;
São Paulo.