O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deve lançar, nesta segunda-feira (2), o Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas. O plano é lançado em meio à onda de violência na Bahia e à crise na segurança pública no Rio de Janeiro.
De acordo com integrantes do governo, o projeto é para todo o território nacional e terá ações de combate à criminalidade em portos e aeroportos.
Participam do programa a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Justiça e Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, além de Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Leia também
Dino e Silvio Costa discutem plano de segurança para portos e aeroportos
Petistas querem nova pasta da Segurança Pública mesmo que Dino fique na Justiça, dizem fontes
Entorno de Lula vê ida de Dino para STF como oportunidade de recriar Ministério da Segurança Pública
Apesar do lançamento ocorrer em meio ao agravamento da crise de segurança na Bahia e no Rio de Janeiro, a medida já havia sido discutida anteriormente pelo Ministério da Justiça. Integrantes da pasta dizem que o plano está sendo preparado há quatro meses.
As diretrizes do programa devem ser detalhadas em uma coletiva de imprensa do ministro da Justiça, Flávio Dino, nesta segunda-feira.
Na Bahia, a onda de violência já resultou na morte de ao menos 64 pessoas no mês de setembro durante operações policiais.
Vídeo — PL não deve atuar contra eventual indicação de Flávio Dino ao STF
Este conteúdo foi originalmente publicado em Programa do governo para combater facções criminosas deve ser lançado nesta segunda (2) no site CNN Brasil.