Início POLÍTICA Lula subiu e desceu escadas em fisioterapia e pode ter alta neste...

Lula subiu e desceu escadas em fisioterapia e pode ter alta neste domingo (1º), diz boletim médico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter alta hospitalar ainda neste domingo (1º), disseram os médicos responsáveis pelo seu cuidado.

Lula está internado na unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília após ter passado por uma cirurgia de artroplastia total de quadril e blefaroplastia nas pálpebras.

Veja também: Cirurgia de Lula é “resolução final para o problema” dele, diz Roberto Kalil à CNN

De acordo com o boletim médico emitido às 10h deste domingo, Lula passou a noite estável e segue em recuperação realizando fisioterapia. Os médicos disseram que ele caminhou, subiu e desceu escadas com assistência fisioterapêutica.

“As equipes médicas do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e Prof. Dr. Giancarlo Cavalli Polesello, responsáveis pelo seu cuidado, avaliam possibilidade de alta ainda para o dia de hoje”, concluiu o boletim.

Leia mais:

O que se sabe sobre a rotina de Lula pós-cirurgia

“Meu boy é impressionante”, diz Janja nas redes sociais sobre recuperação de Lula

Cirurgia de Lula é resolução final para problema dele, diz Roberto Kalil à CNN

Lula se recupera de cirurgia em área reservada do hospital com seguranças em antessala

Conforme apurou o repórter da CNN Teo Cury, Lula está no hospital Sírio-Libanês acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja.

Por orientação médica, o presidente não deve receber visitas e nem trabalhar enquanto estiver no hospital.

O aposento em que o presidente se recupera da cirurgia fica no final do corredor de um dos andares do hospital. Para acomodá-lo, não foi necessário isolar o espaço.

O quarto em que Lula está conta com uma antessala que pode ser usada para despachos e reuniões, e abriga os seguranças que o escoltam.

Foi nesta antessala que o presidente caminhou na manhã deste sábado (30) e realizou as primeiras sessões de fisioterapia.

O quarto com antessala foi adaptado quando o hospital, que tem sede em São Paulo, chegou a Brasília.

A adaptação tinha como objetivo receber autoridades, personalidades e empresários de maneira reservada e para manter suas rotinas de atividades.

O esquema difere das cenas de filme americano em que seguranças do presidente dos Estados Unidos ficam espalhados pelo prédio.

A antessala permite que os seguranças que integram a escolta presidencial fiquem próximos a Lula e não precisem ocupar os corredores do hospital.

O quarto com a configuração especial garante a privacidade do presidente e da primeira-dama e evita que os demais pacientes do hospital sejam afetados pela presença do mandatário. Com isso, a rotina do hospital segue normal.

Lula passou a tarde deste sábado estável. Caminhou e realizou sessões de fisioterapia pela manhã e se alimenta melhor do que na noite de sexta-feira, quando deixou a sala de cirurgia.

O presidente não tem restrição alguma e segue uma dieta normal e balanceada.

A equipe médica avalia que o presidente tem se recuperado mais rapidamente do que o esperado e acredita que se ele mantiver este ritmo poderá antecipar a alta.

Ao deixar o hospital, Lula deverá permanecer por ao menos três semanas se recuperando no Palácio da Alvorada e de quatro a seis semanas sem viajar.

O primeiro compromisso do presidente fora de Brasília pós-cirurgia deve acontecer no final de novembro.

Lula participará da 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas, COP28, nos Emirados Árabes Unidos. Na sequência, deve visitar a Alemanha.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula subiu e desceu escadas em fisioterapia e pode ter alta neste domingo (1º), diz boletim médico no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments