Início POLÍTICA Em carta, grupo de 25 deputadas aliadas cobram Lula por indicação de...

Em carta, grupo de 25 deputadas aliadas cobram Lula por indicação de mulher negra ao STF

Um grupo de 25 deputadas federais da base aliada enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrando a indicação de uma mulher negra ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Das parlamentares que assinam o documento, 15 são do PT, entre as quais Benedita da Silva (RJ), Erika Kokay (DF), Natália Bonavides (RN) e Carol Dartora (PR). Outras seis signatárias são do PSOL, incluindo nomes como Luiza Erundina (SP), Erika Hilton (SP) e Sâmia Bomfim (SP).

Na carta, as deputadas dizem que, na história do Supremo, “em 132 anos, nunca houve a indicação de uma mulher negra para o cargo de ministra”.

Leia mais

STF forma maioria para condenar mais cinco réus pelo 8 de janeiro

“Isso não faria”, diz Dino sobre voltar à política caso fosse para o STF

Caio Junqueira: Ideia de pacificar STF e Congresso não durou 24 horas

“Desde a redemocratização do país, entre os 30 ministros que já ocuparam uma cadeira na Corte, apenas três eram mulheres, todas brancas, e houve apenas um homem negro.”

Com a aposentadoria de Rosa Weber, Lula tem sido pressionado a indicar uma mulher negra para o Supremo. No documento, as parlamentares também afirmam que a proporção de duas mulheres e nove homens “ficará ainda menor caso um homem substitua” Weber.

Ainda de acordo com a carta, “sem representatividade e sem diversidade nos espaços de poder”, “o processo de retomada da democracia” pelo qual o Brasil passa fica comprometido.

“O STF, pelo seu papel institucional de interpretar e aplicar a lei e de garantir os direitos da população, exige uma composição plural e diversa, que corresponda à formação da sociedade brasileira, cuja maioria é formada por pessoas negras. A efetiva representatividade democrática não será possível sem uma mudança de cultura. É preciso promover a correção dessa lacuna histórica!”, diz outro trecho da carta.

Lula afirmou na última semana, no entanto, que gênero e cor não serão critérios para a escolha ao Supremo. Hoje, o favorito é o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Veja também: Lula tem até dia 20 de outubro para decidir sobre marco temporal

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em carta, grupo de 25 deputadas aliadas cobram Lula por indicação de mulher negra ao STF no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments