No pacote da negociação pela reforma ministerial que vai contemplar partidos do Centrão na esplanada dos ministérios, a Caixa Econômica deve ser entregue ao PP, do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Porém, nos bastidores, ainda não há consenso em relação às 12 vice-presidências do banco. E isso pode impactar em um desfecho do impasse em torno do novo desenho ministerial.
Leia Mais
PSB viu “desrespeito” na negociação da reforma ministerial, dizem interlocutores
Reunião para reforma administrativa avaliou projeto que combate supersalários e outros em tramitação, diz Haddad
Lula tenta solução com entrave de PSB e PP na reforma ministerial
Enquanto há um aparente consenso no governo em ceder a presidência da Caixa a um nome indicado por Lira — hoje, a ex-deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) é o nome mais forte para substituir Rita Serrano –, o mesmo não acontece em relação aos cargos logo abaixo. O PT resiste em entregar ao Centrão às vice-presidências.
Distribuição
A ideia é dividir as 12 vagas entre indicados de PP, União Brasil, Republicanos, MDB — e até PSDB poderia entrar na negociação.
O desenho da nova cúpula da Caixa, porém, não está definido e tem atrasado uma definição em torno do tema.
Nos bastidores, o partido de Lula insiste em ficar, pelo menos, com a vice de Habitação — responsável com conduzir os negócios habitacionais — e a de Finanças e Controladoria — responsável pela gestão orçamentária e relacionamento com o mercado.
Só em outubro?
Entre lideranças dos partidos ouvidas pela CNN, está descartada a possibilidade de resolver a entrega das pastas ao PP e Republicanos, e deixar Caixa para um segundo momento. Já o governo — e Lira — trabalham com essa possibilidade.
Com viagem de Lula nos próximos dias e diante do cenário de indefinição atual, também tem sido ventilada a possibilidade de deixar a solução de toda essa negociação apenas para outubro.
VÍDEO – Troca na presidência da Caixa pode ser adiada, dizem fontes
Este conteúdo foi originalmente publicado em Impasses entre governo e Centrão passam por vice-presidências da Caixa no site CNN Brasil.