Início POLÍTICA Entenda o que diz a lei sobre o acordo de colaboração negociado...

Entenda o que diz a lei sobre o acordo de colaboração negociado por Cid

A Polícia Federal (PF) está negociando uma colaboração premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). As informações são do âncora da CNN Gustavo Uribe.

A colaboração premiada está prevista na Constituição Federal e consiste em um acordo celebrado entre o Ministério Público e o acusado que se dispõe a cooperar com as investigações.

Para que ela seja oficializada, o acusado precisa fornecer informações concretas e relevantes que levem ao avanço das investigações.

Segundo a lei nº 12.850, que instituiu a colaboração premiada, esse acordo é considerado um “negócio jurídico processual e meio de obtenção de provas, visando utilidade e interesse públicos”.

Leia Mais:

PF negocia acordo de colaboração premiada com Mauro Cid

Defesa de Bolsonaro pede acesso a depoimento de Mauro Cid

Fabio Wajngarten diz à CNN que vai entregar íntegra de conversas com Mauro Cid

A partir do recebimento da proposta para a formalização da colaboração premiada é que se iniciam, de fato, as negociações e a confidencialidade do caso. Inclusive, se as tratativas vazam depois disso, pode se configurar uma violação do sigilo e quebra da confiança e da boa-fé entre as partes.

No acordo de colaboração premiada, o acusado deve narrar todos os fatos ilícitos em que teve participação e que tenham relação direta com os fatos investigados. Ou seja, a pessoa confessa os fatos e ajuda com a investigação, mas só pode falar do que participou e em inquéritos específicos.

Para ser validado, o acordo tem que resultar em um avanço para a investigação, seja revelando a estrutura hierárquica da suposta organização criminosa ou ajudando a polícia a localizar vítimas e a recuperar produtos provenientes dos crimes citados.

Se isso acontece, o colaborador pode conseguir uma redução de até dois terços da pena ou substituição por penas mais leves. Em alguns casos, as autoridades podem fornecer, inclusive, o perdão judicial.

Arte/CNN

Veja também: Defesa diz que Mauro Cid assumiu toda a culpa

*Publicado por Douglas Porto. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que diz a lei sobre o acordo de colaboração negociado por Cid no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments