O Santos tem vivido temporadas complicadas nos últimos anos. Apesar das mudanças, o início de 2023 parece repetir as dificuldades passadas. Com isso, o Peixe amargou no último sábado, ao perder o clássico contra o Palmeiras, a quinta partida seguida sem vitória no Campeonato Paulista. A sequência negativa, inclusive, também foi registrada na reta final do estadual de 2022.
No Paulistão do ano passado, o Alvinegro Praiano conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada, ao vencer o Água Santa por 3 a 2, na Vila Belmiro. No entanto, chegava para a partida pressionado, por não triunfar nos cinco jogos anteriores. Na ocasião, foram dois empates – com Ferroviária e Novorizontino – e três derrotas – para Palmeiras, São Paulo e Mirassol.
Santos amargou feito mais rápido em relação à 2022
Desta vez, o Santos iguala o feito negativo mais cedo na competição – em apenas seis rodadas. Após vencer o Mirassol na estreia, o Peixe perdeu para o Guarani. Depois, empatou com São Bernardo, Água Santa e Ferroviária, até a derrota para o Verdão. Em 2023, entretanto, a equipe somou um ponto a mais em comparação à série da temporada anterior.
As sequências, aliás, são as piores registradas pelo clube da Vila Belmiro desde o estadual de 2018. No Paulistão de cinco anos atrás, o time amargou seis partidas sem vitória – três reveses e três igualdades. Naquela oportunidade, por sua vez, o Santos conseguiu avançar para o mata-mata, passou pelo Botafogo-SP nos pênaltis – após dois empates sem gols – e caiu para o Palmeiras, na semifinal, também nas penalidades máximas.
Dessa forma, devido à rapidez em que atingiu a marca sem triunfos, somado às duas últimas campanhas, quando não se classificou às quartas de final, o Peixe liga o alerta para não ter mais um Campeonato Paulista voltado à briga contra o rebaixamento. No momento, o clube alvinegro é o lanterna do Grupo A, com seis com seis pontos ganhos. Dessa forma, está quatro atrás do líder Bragantino.
Por fim, em busca de reencontrar o caminho das vitórias, o Santos enfrenta o São Bento pela sétima rodada do estadual, na próxima quarta-feira, às 21h35 (de Brasília), no Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).
O post Santos repete reta final do Paulistão de 2022 e chega a cinco jogos sem vitória no Estadual apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.