Início POLÍTICA Governadores apoiam MP do “voto de qualidade” no Carf

Governadores apoiam MP do “voto de qualidade” no Carf

O Fórum Nacional de Governadores anunciou apoio ao retorno do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), tribunal administrativo que julga litígios tributários em segunda instância.

Em nota, a entidade destaca o fortalecimento dos Fiscos estaduais e seu papel no equilíbrio fiscal e manutenção de serviços públicos essenciais.

A manifestação aponta a Medida Provisória 1160 de 2023. De acordo com a MP, caso haja empate nas votações do Carf, o presidente da turma ou órgão equivalente proclama o voto final, o que frequentemente significa um desempate a favor da União. O colegiado é dividido entre representantes da Fazenda Nacional e dos contribuintes.

Leia Mais

PT diz que vai recorrer de cassação de vereadora em SC; defensoria cobra esclarecimento

Fortalecido, Alexandre Silveira tenta destravar nomeações no Ministério de Minas e Energia

Garimpeiros deixam território Yanomami “espontaneamente” em meio a operações na região

Empresários levaram ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, uma proposta alternativa. Em caso de empate nos julgamentos do Carf, permaneceria a cobrança do valor principal, mas sem a incidência de multa e juros — desde que o débito seja quitado dentro de um prazo estipulado.

Haddad tem sinalizado positivamente sobre as chances de acordo, como forma de garantir a entrada de recursos no caixa do governo em prazo razoável e com menor judicialização.

A nota dos governadores também critica o chamado “Código de Defesa do Contribuinte”, o PLP 17/2022, já aprovado na Câmara. De acordo com os governadores, o projeto estende o fim do voto de qualidade aos entes da federação, o que significaria uma “anomalia do processo administrativo tributário”, com ameaças à fiscalização de sonegadores.

Os governadores apontam, ainda, as boas práticas internacionais, preservando aos servidores de carreira fiscal a prerrogativa de compor tribunais administrativos.

Participam da mobilização os governadores dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondonia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governadores apoiam MP do “voto de qualidade” no Carf no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments