As gêmeas siamesas Valentina e Eloá Prado, de 3 anos, permanecem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.
Neste sábado (4), elas tiveram o primeiro contato após a cirurgia de separação realizada no dia 11 de janeiro.
O vídeo feito pela equipe médica, publicado pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil no Instagram mostra o momento do encontro (veja abaixo).
Leia mais
Siamesas estão internadas em estado grave após cirurgia de separação em Goiás
Roraima vai instalar abrigo para acolhimento de yanomamis
Estado de São Paulo estuda implantar postos de vacinação em escolas
As irmãs apresentam estados de saúde distintos após a cirurgia.
De acordo com o boletim médico divulgado neste sábado, Heloá segue estável, sem febre, e com melhora nos exames. Ela permanece em uso de antibiótico e consegue se alimentar bem.
Já Valentina está em estado grave, em processo progressivo e gradual de retirada da sedação e ventilação mecânica. Segundo o comunicado, ela poderá ser retirada da ventilação artificial nos próximos dias. Além disso, a paciente é capaz de manter o pulso e a pressão sanguínea sem ajuda mecânica ou de medicamentos, e não apresenta crises convulsivas, tendo o último eletroencefalograma apontado melhora do quadro neurológico.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gêmeas siamesas têm primeiro contato após cirurgia de separação em Goiânia; veja no site CNN Brasil.