O técnico Fernando Lázaro vive a expectativa de comandar o Corinthians pela primeira vez em um clássico. Ele fará sua “estreia” neste tipo de embate no Majestoso do próximo domingo, diante do São Paulo, no Morumbi.
Desde que foi efetivado como treinador do Corinthians, o comandante soma quatro compromissos, com duas vitórias, uma derrota e outro empate. Ele busca, agora, deixar para trás uma herança negativa deixada por Vítor Pereira em 2022.
O português e sua comissão técnica disputaram 11 clássicos à frente do Timão no ano passado. Contudo, venceram apenas dois duelos (ambos contra um fragilizado Santos). Eles ainda empataram três e foram derrotados em seis oportunidades.
Em coletiva de imprensa após a vitória sobre o Guarani, por 2 a 1, na última terça, Lázaro destacou a importância do grupo não trazer “questões do ano anterior” para a temporada atual. Ele completou afirmando que reconhece o peso destes confrontos, mas não irá “superdimensiona-los”.
“A gente sabe bem o que representa o jogo, o clássico. Temos os nossos objetivos em relação aos clássicos também. A gente ficar trazendo muitas coisas das temporadas anteriores não é nosso principal objetivo. Estamos colocando a nossa visão em relação aos clássicos para os atletas, mas não podemos superdimensiona-los por questões de temporadas anteriores. Esse grupo tem construído e vai construir os seus resultados, com clareza dos clássicos e dos jogos fora, sem pensar nas temporadas anteriores”, comentou.
O Corinthians, por sua vez, terá uma barreira a ser superada caso queira sair do Morumbi com os três pontos: os jogos fora de casa. A equipe ainda não venceu nenhuma partida como visitante na temporada e pretende, enfim, apresentar uma atuação convincente longe da Neo Química Arena.
Até aqui, foram apenas dois duelos fora de seus domínios. No primeiro, contra o RB Bragantino, no Nabi Abi Chedid, o Timão saiu derrotado por 1 a 0. Já no outro, diante da Inter de Limeira, no Estádio Major José Levy Sobrinho, o time ficou no empate por 0 a 0.
O problema, porém, não vem deste ano, e o desempenho do clube como visitante já é questionado desde a Era Vítor Pereira. Fernando Lázaro crê que a oscilação é natural e faz parte do processo, mas projetou evolução no quesito ao longo de 2023.
“A gente já tem feito isso, temos buscado e conversado nesse sentido. É natural, nesse início e até pelos ajustes, essas oscilações. Nos jogos fora de casa, acaba aparecendo um pouco mais (os erros), mas temos discutido sobre isso para, como equipe, saber o que fazer. É consenso de todos, acho que vamos evoluir isso ao longo da temporada. Temos isso claro”, declarou.
O clássico diante do São Paulo está marcado para as 18h30 (de Brasília) do próximo domingo, válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O Corinthians ocupa, no momento, a segunda colocação do grupo C da competição, com sete pontos, abaixo apenas do São Bento, com oito.
O post Lázaro vive primeiro clássico à frente do Corinthians e busca apagar legado negativo deixado por VP apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.