Início POLÍTICA Decisão de vetar ajudante de ordens de Bolsonaro deve evitar nova crise...

Decisão de vetar ajudante de ordens de Bolsonaro deve evitar nova crise com Exército, avaliam ministros

A decisão do Alto Comando do Exército de vetar promoção do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi recebida como sinal de trégua dos militares com o governo Lula.

Ministros de governo ouvidos pela CNN avaliam que a posição da cúpula militar evitou uma crise maior.

“Estamos levando isso como quem carrega louça, se der tropeço cai a louça toda”, afirmou um ministro à CNN.

A reunião, como de praxe, ocorreu a portas fechadas sem a participação de políticos do governo. Foi o primeiro encontro do novo comandante do Exército, Thomás Paiva, com o grupo de 16 generais de quatro estrelas, que compõem o Alto Comando.

De acordo com interlocutores do Planalto, ao governo cabia respeitar qualquer que fosse a decisão, uma vez que a promoção de Cid ao comando de um batalhão especial em Goiás reflete, principalmente, avaliação de mérito do Exército e não política, apesar da proximidade dele com o ex-presidente.

A nomeação ao comando do batalhão seguirá em banho maria até que o tenente-coronel se defenda das acusações que enfrenta no Supremo Tribunal Federal, como o suposto vazamento de informações sigilosas de investigação da PF sobre urnas eletrônicas.

“Se ele for inocente, qual o problema ser bolsonarista? Pensar diferente não é crime”, afirmou um ministro do governo à CNN.

O relacionamento do novo governo com as Forças Armadas se apresenta como o maior desafio de Lula, neste momento, devido à politização das tropas e dos comandos.

Na semana passada, o presidente se reuniu com militares, ainda sob o antigo comando do Exército, e tratou de investimentos na instituição. A reunião foi considerada positiva mas a permanência do comandante general Júlio César Arruda ainda era um entrave.

Com a troca do comando no fim de semana, uma operação “rápida e inusitada”, relatam fontes do governo, a busca agora é por sintonia do Palácio com o Exército.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Decisão de vetar ajudante de ordens de Bolsonaro deve evitar nova crise com Exército, avaliam ministros no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments