Início BRASIL Lula viaja à Argentina em meio a ruídos sobre moeda comum

Lula viaja à Argentina em meio a ruídos sobre moeda comum

“Países não têm amigos, têm interesses.”

A máxima, que baliza a relações internacionais há décadas, nunca foi marca do governo petista e, ao que tudo indica, não será no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente está na Argentina, na primeira viagem internacional de seu governo. A chegada acontece sob forte ruído sobre uma intenção de criar uma moeda comum entre os dois países, que têm uma forte relação comercial.

Enquanto os argentinos liam um artigo defendendo a ideia, assinado por Lula e o presidente Alberto Fernández em um jornal local, os interlocutores do governo brasileiro tentavam dispersar a boataria, como quem diz: “Focinho de porco não é tomada.”

Segundo disserem analistas à âncora do CNN Money, Thais Herédia, ninguém quer criar um euro latino. É um projeto de longo prazo, a semente de um instrumento que pode fortalecer e aumentar a eficiência comefcial entre os dois países.

A ideia peca pela falta das premissas básicas para o debate: a Argentina não tem nem moeda, nem fundamento fiscal, para ser uma contraparte estável para o Brasil, sem falar no timing, que sinaliza dispersão das prioridades daqui do Brasil. Entre elas, assegurar a credibilidade do Banco Central depois da confusão armada pelo próprio governo sobre a meta de inflação, que também nem deveria estar na agenda nacional.

No episódio desta segunda-feira (23), o CNN Money trata dos riscos da criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina, além do comportamento dos mercados internacionais e o novo capítulo da crise da Americanas.

Apresentado por Thais Herédia, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

*Publicado por Tamara Nassif

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula viaja à Argentina em meio a ruídos sobre moeda comum no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments