O governo federal vai enviar, nos próximos dias, uma missão à Venezuela para dar início ao processo de reabertura da embaixada do Brasil em Caracas, capital do país vizinho, informou o Ministério das Relações Exteriores.
A data de reabertura depende da situação que for encontrada pela missão, mas a intenção é reabrir o posto diplomático assim que possível.
O grupo, que será chefiado pelo embaixador Flávio Macieira, deve avaliar as condições físicas da embaixada e do consulado do Brasil, além da residência do embaixador, na Venezuela, disse o ministério. Ainda, deve tomar providências logísticas e na área de pessoal para que as representações sejam reabertas.
Leia Mais
Maduro menciona conversa com Lula e pede criação de bloco latino aliado à Rússia e China
Brasil deve encaminhar representação diplomática para Venezuela na semana que vem
Número de ministérios no governo Lula é maior do que de Cuba e Venezuela
A missão faz parte das ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para retomar a normalidade das relações diplomáticas com o governo de Nicolás Maduro.
A gestão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) não reconhecia Maduro como presidente da Venezuela, e tratava Juan Guaidó, opositor de Maduro que se autodeclarou presidente, como o chefe de Estado do país. Em 2020, o governo federal retirou funcionários da embaixada em Caracas como resposta ao regime de Maduro.
Agora, Lula pretende reabrir a embaixada assim que possível, embora não haja ainda data certa para tanto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo enviará missão à Venezuela para iniciar processo de reabertura de embaixada no site CNN Brasil.