A iluminação de LED vai cada vez mais se expandindo pelo Plano Piloto e, esta semana, contemplou mais uma quadra da Asa Sul. A SHIGS 703 recebeu 273 três novas luminárias, substituindo as lâmpadas convencionais de vapor de sódio. O investimento de R$ 201,1 mil, recursos originários de uma emenda parlamentar do deputado distrital João Cardoso, foi um reforço e tanto nas quadras próximas à W3 Sul, sempre muito movimentadas.
Equipes da CEB Ipes substituem as lâmpadas: mais eficiência energética, segurança e economia | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
As quadras 705, 706, 707 e 708 já haviam sido beneficiadas. Agora foi a vez da 703, onde um caminhão da CEB Ipes passou dois dias para posicionar as novas lâmpadas, mais modernas e que proporcionam até 40% de economia de energia.
Moradora da quadra há cinco anos, a analista de sistemas Karinna Novaes, 46, celebrou: “Aqui nesta região, temos uma universidade e alguns colégios particulares e o movimento é intenso no início da noite. Vai melhorar muito tanto para os moradores quanto para transeuntes. Era muito escuro, percebíamos alguns pontos cegos na rua e também na nossa área verde”.
Mais segurança
O estudante Matheus Gonçalves (E): “Com as luzes de LED, com certeza a visibilidade vai ficar top”
Estudantes do Colégio Leonardo da Vinci, próximo ao local, também gostaram da novidade. “Muitas vezes, quando ficávamos na escola após as 19h, dava para notar a diferença – quando atravessávamos para a área residencial, a claridade era bem menor”, aponta o aluno Matheus Gonçalves, 17. “Com as luzes de LED, com certeza a visibilidade vai ficar top”.
O administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, lembra que a modernização energética é medida importante contra a marginalidade. “ [Essas lâmpadas de LED] inibem a criminalidade no período noturno, além do que, as quadras da W3 têm uma área verde grande e becos, que precisam estar bem-iluminados”, sinaliza.
Leia também
De acordo com a CEB Ibes, entre 2019 a 2022, foram instaladas 7.118 novas lâmpadas de LED na no Plano Piloto, totalizando um investimento de R$ 6,3 milhões. As benfeitorias fazem parte do plano da companhia de levar iluminação mais eficiente e moderna para todo o DF. Regiões como o Cruzeiro já estão quase 100% equipadas com LED.
“É uma demanda constante das regiões administrativas que estamos atendendo”, informa o presidente da CEB Ipes, Edison Garcia. “Somente em 2022, a CEB eficientizou 956 luminárias no Plano Piloto. A iluminação de LED melhora a qualidade de vida de muitas comunidades – uma vez que aumenta a sensação de segurança e as pessoas passam a ocupar os espaços públicos à noite -, além de beneficiar o comércio das localidades.”
The post Mais uma quadra da Asa Sul iluminada com lâmpadas de LED appeared first on Agência Brasília.