O cortejo da Lavagem do Bonfim volta a ser realizado em Salvador nesta quinta-feira (12), após dois anos com a festa cancelada por conta da Covid-19.
Os fiéis caminham oito quilômetros entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e do Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, onde ocorre a tradicional lavagem das escadarias.
A festa é uma forma de reafirmar a fé, através de pedidos e agradecimentos, para saudar Nosso Senhor do Bonfim. Os dois hinos compostos em homenagem ao santo, inclusive, completam 100 anos em 2023.
Leia mais
Diversidade e cultura da empresa andam juntos para inclusão, avalia especialista
Padaria em MG pede para clientes não ajudarem moradores de rua: “Evitar maiores transtornos”
Humorista Gustavo Mendes não sofreu tentativa de assalto e foi vítima de lesão corporal, diz Polícia de MG
Além das baianas, participam do percurso mais de 40 grupos culturais, dentre eles diversos blocos afro, que se apresentam para o público durante a procissão.
A lavagem das escadarias é a segunda maior manifestação popular da Bahia, atrás apenas do Carnaval.
A celebração se encerra com a missa ao Senhor do Bonfim no dia 15, primeiro domingo depois da lavagem, que é sempre feita na segunda quinta-feira do ano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lavagem do Bonfim retorna nesta quinta após dois anos de cancelamento pela Covid no site CNN Brasil.