Antes, os estabelecimentos atendiam por demanda espontânea. PMDF precisou intervir na fila do CRAS de Planaltina após confusão por senha
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) passou a agendar os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de forma mensal. Agora, as famílias saem da unidade com data e horário programado para o atendimento. A medida faz parte de um plano de ampliação do serviço.
Antes, os estabelecimentos atendiam por demanda espontânea — quando o cidadão vai até uma das unidades à procura de atendimento, com distribuição de senhas, das 8h às 17h.
Para atualização do Cadastro Único, há 14 postos de atendimento que também funcionam por agendamento. As famílias que solicitaram o serviço via 156 ou pelo site da pasta são avisadas para a marcação do atendimento.
Filas para agendamento
Na manhã desta segunda-feira (10/10), a fila no CRAS de Planaltina dava voltas pela rua. A distribuição de senhas para agendamento começou às 8h, e não contemplou todos os cidadãos que aguardavam na fila desde a madrugada. A Polícia Militar do DF (PMDF) precisou acompanhar a distribuição de senhas no local a fim de evitar confusões.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, a expectativa é a de realizar mais de 400 agendamentos no Cras de Planaltina, mas uma confusão entre populares começou logo cedo e a equipe acionou a PMDF.
“A Sedes vem adotando diversas medidas para ampliar o atendimento, dentre as quais, destaca-se: atuação periódica de bombeiros nos serviços relacionados ao Cadastro Único, parceria com a Defensoria Pública para concessão de suporte logístico à equipe móvel e implantação do agendamento mensal nos Cras, entre outras medidas”, completou a pasta.
Segundo a PMDF, pessoas que passaram a madrugada na fila reclamaram que não seriam comtempladas com a senha de agendamento, pois já havia acabado. “Chegamos ao local, e precisamos acompanhar a distribuição de senhas até o fim”, informou a corporação.
FONTE: Metrópoles