Início BRASÍLIA E SUAS CIDADES SATÉLITES Volume de água no reservatório do Descoberto se aproxima de 50%

Volume de água no reservatório do Descoberto se aproxima de 50%

O Distrito Federal chegou, nesta quinta-feira (15/9), ao terceiro maior período de estiagem na história — 131 dias sem chuva

 

 

Impulsionado pela falta de chuva que assola o Distrito Federal há 131 dias, o volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento do DF — atingiu 51,8%, segundo aponta o monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) nesta quinta-feira (15/9).

Apesar da proximidade com metade da capacidade, a população não deve sofrer com desabastecimento, já que o valor de referência para o mês de setembro é de 48%.

Além disso, o Distrito Federal chegou, nesta quinta-feira, ao terceiro maior período de estiagem na história. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o momento, são 131 dias sem chuvas. Na série, iniciada em 1961, o período mais longo de estiagem ocorreu em 1963, quando o DF não registrou precipitações por 164 dias. Na sequência, vem 1970, com 135.

Apesar de haver previsão de chuva para esta quinta, as chances são pequenas. “São bem baixas, mas, caso ocorra, seria mais para o fim do dia, início da noite”, explica a meteorologista do Inmet Naiane Araújo. “Já, amanhã, as chances aumentam mais”.

Reservatório do Descoberto

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar volume total de 103 milhões de metros cúbicos.

Operado pela Caesb, o Lago Descoberto faz parte do sistema de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Enquanto o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará.

 

 

FONTE: Metrópoles

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments