Elizabeth Alexandra Mary, a rainha Elizabeth II, morreu na quinta-feira (8/9), aos 96 anos de idade, na Escócia
Durante sua primeira e única passagem por Brasília, em novembro de 1968, a rainha da Inglaterra Elizabeth II discursou em uma sessão conjunta no Congresso Nacional. Com visitas marcantes por países dos quatro cantos do mundo, a monarca morreu, aos 96 anos, na quinta-feira (8/9), no Palácio de Balmoral, na Escócia.
Na capital federal, durante pronunciamento no plenário, Elizabeth exaltou conceitos como liberdade, patriotismo e tolerância, e afirmou que a relação entre Brasil e Reino Unido poderia crescer no futuro, em benefício dos dois povos, da estabilidade e da paz no mundo.
Na entrada do parlamento brasileiro, a soberana inglesa foi recebida pelo então vice-presidente da República e presidente do Congresso Nacional, Pedro Aleixo, e pelo senador Gilberto Marinho, presidente do Senado.
Também estiveram presentes, na ocasião, o deputado à época José Bonifácio, então presidente da Câmara, e o deputado Raimundo Padilha, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Durante o discurso, realizado em 5 de novembro daquele ano, a rainha disse estar comovida com a cortesia e a generosidade demonstrada pelo povo brasileiro, em todas as partes onde esteve no país.
A rainha agradeceu ainda pelo convite dos parlamentares e elogiou o prédio “magnífico” do Congresso Nacional.
“Um dos fatos que mais me impressionou em respeito ao Brasil é o patriotismo e a unidade do povo brasileiro. Nisto, vocês têm uma profunda fonte de força. Além disso, o Brasil conseguiu – e nisto deu um exemplo ao mundo – demonstrar que povos de numerosas raças podem viver e trabalhar juntos na persecução de objetivos comuns”, declarou a monarca, em inglês.
Elizabeth II afirmou também que o crescimento de Brasília acompanhava a velocidade de desenvolvimento do país.
FONTE: Metrópoles