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Em meio a caos na assistência social no DF, primeira-dama e secretária faz desabafo em carro de luxo: ‘Não tá fácil’

Mayara Noronha chefia Secretaria de Desenvolvimento Social do DF; em postagem ela marcou pasta e disse que: ‘Se fosse fácil, já tinham resolvido’. Famílias têm passado madrugadas em filas para conseguir atendimento em centros de assistência social.

 

Em meio aos problemas enfrentados na assistência social no Distrito Federal, com famílias passando madrugadas em filas para conseguir atendimento, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha, fez um desabafo nesta quarta-feira (8), em um vídeo nas redes sociais, dentro de um carro de luxo.

Na gravação, ela não deixa claro se está falando do trabalho na pasta, mas marca a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e afirma: “Eita que hoje não tá fácil não, viu? Tô abalada. Tá difícil, e hoje eu resolvi colocar foi música de fogo”.

Mayara continua: “Eu queria dizer o seguinte: se fosse fácil, já tinham resolvido. É difícil, é desafiador, e às vezes as pessoas se amedrontam e resolvem não fazer nada. Então, o cenário tá complicado e a gente pode optar por não fazer nada, ou tentar de todas as formas. A solução mágica e a receita certa não existem”.

“É se arriscar mesmo e não ter preguiça, né? Não encontrar só as dificuldades. É saber que no cenário de dificuldade é a hora que surge a oportunidade de fazer. E hoje eu vim na base do fogo aqui, ó. Só porque, se não for assim, eu não dou conta”, diz no vídeo.

 

Caos na assistência

Já de segunda-feira para terça-feira (7), mães dormiram na fila com os filhos no Cras de Ceilândia Norte, para conseguir uma das 24 senhas disponibilizadas no dia.

No centro do P Sul, também em Ceilândia, a fila dava voltas. A primeira pessoa chegou às 17h do dia anterior para atualizar o cadastro e não perder o benefício do GDF. Há ainda relatos de confusão, e pessoas passando mal nas filas.

O que diz a Sedes

Em nota, na quarta-feira, a Sedes informou que estuda estratégias para melhorar o atendimento. Veja íntegra abaixo:

“A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informa que segue em constante articulação para a definição de estratégias que vão impactar diretamente no atendimento ao cidadão nas unidades socioassistenciais.

Nesta terça-feira (7), mais 47 servidores foram encaminhados para as unidades da Secretaria, reforçando a força de trabalho.

Vale frisar que, ao longo desta terça-feira, mais de mil pessoas foram atendidas nos Cras e nos postos do Na Hora e se somaram a número semelhante de atendimento da segunda-feira (6). Esse somatório de esforços tendem a impactar gradativamente no tempo de espera do cidadão pelo atendimento ao longo dos próximos dias. Paralelamente a isso, segue o certamente para definir a entidade que vai reforçar significativamente o preenchimento e a atualização do Cadastro Único.

Quanto à paralisação e a compensação desse dia, é importante verificar com o sindicato da categoria, uma vez que se trata de uma iniciativa dos trabalhadores.”

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