Até a tarde desta segunda-feira, estado contabilizou 93 mortos e 7,5 mil desabrigados após chuvas intensas
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) colocou equipes de salvamento à disposição dos municípios pernambucanos atingidos por fortes chuvas neste fim de semana. Até o fim da tarde desta segunda-feira (30/5), foram contabilizados 93 mortos e 7,5 mil desabrigados nas cidades atingidas.
As equipes de salvamento terrestre e salvamento com cães do CBMDF estão prontas para atuarem nas necessidades de resgate de vítimas”, informaram os militares. Entretanto, segundo a corporação, seria preciso que a ajuda fosse pedida pelas autoridades do estado atingido.
Segundo os bombeiros, a ajuda aconteceria “respeitando a jurisdição e autonomia do Comando da Operação”. “As guarnições do CBMDF estão em condições, prontas para atuarem, caso sejam acionados de acordo com a análise do comando local”, finalizou o CBMDF (leia a nota completa no fim da matéria).
Chuvas no Nordeste
O grande volume de chuvas em Recife neste fim de semana deixou, até agora, 93 mortos, 7,5 mil desabrigados e 26 desaparecidos. O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (30/5), alertas vermelhos para outros dois estados: Alagoas e Sergipe.
Também nesta segunda, a Defesa Civil Nacional advertiu para o risco de chuvas intensas em 119 cidades dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Há expectativa que as chuvas atinjam índices superiores a 60 milímetros por hora ou maiores que 100 milímetros por dia, entre a segunda e a terça-feira (31/5), além de ventos superiores a 100 km/h. A situação pode ocasionar grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário.
FONTE: Metrópoles