Chupel tem 18 anos na Defensoria Pública e foi o segundo mais votado na formação da lista tríplice apresentada pela categoria ao governador
O defensor público Celestino Chupel tomou posse, na manhã desta terça-feira (3/5), como o novo defensor público-geral do Distrito Federal, nomeado para o biênio 2022-2024. O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da solenidade, realizada no Palácio do Buriti.
A então defensora pública-geral do DF, Maria José de Nápolis, não concorreu ao cargo novamente. Ela atuou no comando do órgão por dois mandatos consecutivos.
No evento de posse, nesta manhã, Celestino comentou que atua como defensor público há 18 anos e que visa promover melhorias no órgão. “Busco união e parcerias. A defensoria nos faz lembrar quem somos, nos faz lembrar o nosso compromisso com a sociedade. A defensoria é nossa causa, nossa tarefa, nossa missão”, declarou.
Ao discursar, Ibaneis agradeceu ao trabalho da antiga defensora, Maria José de Nápolis, durante a pandemia e disse esperar um grande trabalho de Celestino à frente do órgão.
“A Defensoria Pública é um órgão de Estado de grande importância para o Distrito Federal, prestando assistência judiciária a milhares de famílias desamparadas que precisam de acesso à Justiça. Esse diálogo entre os Poderes é de suma importância para nós todos. E tenho certeza que você, com seu carisma, com seu carinho, com a maneira simples de tratar as coisas, humilde, fará um belíssimo trabalho à frente da Defensoria Pública do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis.
Advocacia dativa
Também na solenidade, o chefe do Palácio do Buriti anunciou que o GDF enviará um projeto de lei à Câmara Legislativa “para estabelecer a advocacia dativa no Distrito Federal”.
FONTE: https: metropoles