Quem procurou as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta segunda-feira (13) encontrou as portas fechadas em todo o Distrito Federal. Os atendimentos foram suspensos depois que vigilantes que trabalham nas unidades entraram em greve.
De acordo com o sindicato da categoria, 77 funcionários estão com os salários atrasados há seis dias e voltarão à ativa somente quando os pagamentos estiverem na conta. Os vigilantes prestam serviço para a Capital Service.
O INSS refuta a versão. Em nota, o instituto informou que não se trata de uma greve dos profissionais de vigilância, mas apenas “uma ação isolada na qual o sindicato da categoria foi acionado em razão do atraso de apenas 3 dias no pagamento da empresa CS Vigilância, referente a novembro de 2021”.
Esperando uma perícia há quatro meses, José Coelho estava com agendamento marcado às 13h40 desta segunda, mas foi pego de surpresa com a agência do INSS de Taguatinga fechada. “Reagendaram para 16 de fevereiro”, conta.
Segundo o órgão, o pagamento dos salários será efetuado ainda nesta semana. Em reunião com a CS Vigilância, o INSS informou que exigiu o imediato retorno dos profissionais de vigilância para os postos.
Ainda de acordo com o órgão, os atendimentos prejudicados serão reagendados em todas as agências.
“É possível acompanhar, a qualquer tempo, o andamento do seu pedido diretamente pelos canais de atendimento do INSS: o site/aplicativo para celular ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.”
Leia nota do INSS na íntegra
Em realidade, esclarecemos que não se trata de greve dos profissionais de vigilância do INSS no DF, mas apenas de uma ação isolada na qual o sindicato da categoria foi acionado em razão do atraso de apenas 3 dias no pagamento da empresa CS Vigilância, referente a novembro de 2021. Importante destacar ser esta a primeira circunstância em que houve atraso no referido pagamento pelo INSS, representando, desta forma, um caso pontual e excepcional. Em realidade, é comum, inclusive, e via de regra, que ocorra antes mesmo do prazo definido contratualmente.
Por este motivo, na tarde de hoje (13), houve reunião entre a empresa CS Vigilância e a o INSS no DF para tratativas sofre a referida situação e imediata resolução da questão, tendo sido exigido o imediato retorno dos profissionais de vigilância para seus respectivos postos, uma vez que a quitação da fatura referente a novembro/2021 será realizada ainda nesta semana.
Em decorrência da retirada indevida dos vigilantes, conforme descrito, o atendimento acabou por suspenso uma vez que não é permitido que uma unidade de atendimento ao público funcione descoberta da atuação do profissional citado.
Contudo, conforme rotina procedimental, os atendimentos serão reagendados a fim de não prejudicar os cidadãos e garantir o devido atendimento de direito. Todas agências do INSS no DF foram atingidas em virtude da ação citada.
Por último, ressaltamos que os cidadãos impactados pela ação serão informados pelo INSS por meio dos contatos informados por ele (e-mail e telefone). E, também, que é possível acompanhar, a qualquer tempo, o andamento do seu pedido diretamente pelos canais de atendimento do INSS: o site/aplicativo para celular “Meu INSS” ou pelo telefone 135 (segunda a sábado, 7h às 22h).
Fonte: G1.