O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu, nesta terça-feira (30), cancelar as festas de réveillon programadas para este ano, no Distrito Federal. O chefe do Executivo chegou a confirmar o evento, porém, disse que voltou atrás devido à variante ômicron do novo coronavírus.
Em 23 de novembro, Ibaneis anunciou que a festa de Ano Novo ocorreria em palcos distribuídos em cinco regiões de Brasília. No mesmo dia, ele ainda informou que o carnaval de 2022 estava sob análise e que realização da festa dependia do cenário de vacinação contra Covid-19.
Entretanto, nesta terça, em uma rede social, o governador afirmou que a capital já avançou muito no combate à pandemia e que não se pode “arriscar um retrocesso”. Após o anúncio, a Secretaria de Saúde informou que investiga um caso suspeito da variante ômicron em Brasília.
“Peço que todos observem os cuidados recomendados, especialmente neste momento de incerteza, até que possamos retomar a vida normalmente”, disse Ibaneis.
Após governador anunciar cancelamento das festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde do DF divulgou que investiga um caso suspeito da variante ômicron na capital. De acordo com a pasta, um viajante da África do Sul, onde a cepa foi descoberta, veio para Brasília e testou positivo para o novo coronavírus nesta segunda-feira (29).
A secretaria informou que o homem estava em um voo que desembarcou em Guarulhos (SP), o mesmo em que outro passageiro, que também veio da África do Sul, testou positivo.
O suspeito de estar infectado é um homem, na faixa etária entre 40 e 49 anos, que recebeu três doses da vacina. “O caso permanece assintomático e o viajante está em isolamento domiciliar desde a chegada à capital”, informou a pasta.
Ainda segundo a secretaria, o Laboratório Central do DF (Lacen) iniciou análises para sequenciamento genético da amostra, com objetivo de verificar se o homem foi infectado pela variante ômicron.
“O prazo para conclusão do exame é de quatro dias”, diz a Saúde.
Fonte: G1.