Início BRASÍLIA E SUAS CIDADES SATÉLITES DESTAQUES Infográfico: Saiba como são as 2 espécies de abelhas sem ferrão com...

Infográfico: Saiba como são as 2 espécies de abelhas sem ferrão com ocorrência em SC que fazem ninhos subterrâneos

Duas espécies de abelhas com ocorrência em Santa Catarina fazem ninhos subterrâneos e receberam nomes populares que fazem referência à terra, por conta do curioso ninho feito no chão. São as Schwarziana quadripunctata, conhecidas como guiriçú ou mulata-da-terra, e as Paratrigona subnuda, também chamadas de mirim-da-terra ou jataí-da-terra.

Segundo o Guia de Identificação e Características da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), foram as únicas espécies de abelhas sem ferrão encontradas no estado caracterizadas por ter esse tipo de ninho, embora eventualmente outras também podem fazer isso, especialmente em barrancos. As abelhas também podem aproveitar ninhos de formigueiros abandonados.

A mulata-da-terra ocorre em todas as regiões do estado. Já a jataí-da-terra foi encontrada em Pomerode, Armazém, Santa Rosa de Lima, São Joaquim e Nova Trento, embora possivelmente esteja presente em outros municípios (veja abaixo os infográficos com detalhes).

“É necessário respeitar a natureza delas e elas precisam desta interação com o solo para sobreviver, elas têm que estar no chão. As grandes remoções de solo devido a formação de lavouras prejudicam a existência deste tipo de abelha, principalmente em áreas de monocultura em que o solo é removido e acaba desmanchando os ninhos delas [abelhas]. Também a aplicação de inseticidas acabam prejudicando”, explica o técnico em agropecuária Ivanir Cella, que é extensionista rural na Epagri e presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc).

Fonte: G1.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments