Forças do Talibã entraram em confronto com rebeldes no Vale do Panjshir, a única das 34 províncias afegãs que não foi conquistada pelo grupo extremista em sua volta ao poder após 20 anos.
Forças leais ao líder Ahmad Massoud, filho do lendário comandante Massoud, se reúnem no vale íngreme, montanhoso e de difícil acesso que nem os soviéticos na década de 80 nem os talibãs na década de 90 conseguiram conquistar
A capital de Panjshir, que significa “Cinco leões”, é Bazarak. Ela fica a apenas 120 km a nordeste de Cabul, a cerca de duas horas de carro da capital afegã.
Tanto a resistência armada quanto o grupo extremista dizem ter provocado grandes danos e mortes no adversário, e há relatos de que o Talibã bloqueou o acesso humanitário e de remédios e cortou a comunicação e a eletricidade da região.
O Talibã cercou a região de difícil acesso em meados de agosto, e os dois lados negociavam um acordo de paz.
“Começamos as operações após a negociação com o grupo armado local fracassar”, afirmou o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.
Tanto os rebeldes quanto o grupo extremista disseram ter provocado grandes danos e mortes no adversário. “Eles sofreram perdas pesadas”, disse Mujahid.
Fonte: G1.