Acostumado a pescar grandes peixes, Brett Methven levou um susto com o que fisgou quando saiu para alto-mar pela segunda vez com seu amigo Brad, em Harvey Bay, no estado de Queensland, na Austrália.
Ele tirou das águas, de uma profundidade de 400 metros, um “peixe-dourado” de cerca de 10 quilos.
No vídeo, é possível ver o choque dos amigos com o tamanho do animal, e a surpresa por sua aparência. Sem saber ao certo de que espécie se tratava, eles não param de comentar sobre o quanto ele é enorme, e mencionam que foram mais rápidos que um tubarão, que rondava a área e também estava prestes a capturar a presa.
Ao postar o vídeo, Methven até brincou na legenda, dizendo que “isso é o que acontece muitos anos depois de você jogar seu peixinho pela privada”, como se sua pesca fosse um peixinho-dourado de aquário que tivesse crescido desproporcionalmente em liberdade.
Na verdade, ao consultar um especialista, ele descobriu que, apesar da semelhança com o animal de estimação, ele havia pescado um Japanese Rubyfish, ou um Erythrocles schlegelii, um peixe que aparece na Austrália muito raramente.
O animal tem esse nome porque foi pescado pela primeira vez no Japão, mas também é encontrado em países como a Coreia, o Quênia e a África do Sul, sempre vivendo abaixo dos 300 metros de profundidade.
Fonte: G1.