As aulas do ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal voltam com atividades presenciais nesta segunda-feira (23/8). Ao todo, 87.710 estudantes, 3.459 professores e 167 terceirizados retomam as salas de aula em 95 unidades escolares do DF, entre centros educacionais e centros de ensino médio. Os dados são do sistema i-Educar.
Seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, as turmas de ensino médio serão divididas em dois grandes grupos. Enquanto o primeiro estiver presencialmente na unidade escolar, o outro estará realizando atividades pedagógicas não presenciais. Na semana seguinte, invertem-se os grupos.
Dessa forma, nesta segunda-feira, espera-se que 43.855 estudantes voltem à escola pela primeira vez desde março de 2020.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve na abertura do turno matutino do Centro de Ensino Médio (CEM) nº 1 do Guará, para acompanhar a chegada dos alunos.
“No total, como já temos o retorno ao presencial de outras etapas, o balanço é muito positivo. A grande maioria já retornou. As classes de natureza especial voltam no dia 30. Estamos contentes com o balanço.”
A diretora do CEM nº 1, Cynara Martins, afirmou que a escola está preparada para receber os estudantes. “Criamos vários espaços livres. Estamos entregando máscaras e uma cartilha orientativa sobre os protocolos. A ideia é conscientizar que a pandemia não acabou, para que continuem tomando todos os cuidados. Os alunos ficaram prejudicados com o ensino remoto. A aprendizagem precisa ser retomada por completo.”
Fonte : Metrópoles.