O governo de Taiwan afirmou, nesta terça-feira (10), que exigiu uma retificação dos organizadores do Festival de Cinema de Veneza, que apresentaram dois filmes como obras de Taipé Chinesa, nome da capital da ilha.
O documentário “The Night”, do diretor Tsai Ming-liang, e o filme “The Falls”, do cineasta Chung Mong-hong, foram apresentados no festival como obras de Taiwan. Os organizadores mudaram o nome no site oficial do evento, porém, devido a protestos das autoridades chinesas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan.
“Continuaremos dialogando com os organizadores e exigiremos uma retificação para garantir que nossos filmes não sofram repressão excessiva e nossa soberania não seja aniquilada”, afirmou Chen, em uma declaração à imprensa.
A 78ª edição do Festival de Cinema de Veneza será realizada no início de setembro.
Tsai Ming-liang, de origem malaia, é um dos diretores taiwaneses mais reconhecidos internacionalmente. Seu longa-metragem “Vive L’Amour” (1994) ganhou o Leão de Ouro em Veneza, e “Stray Dogs” conquistou o Grande Prêmio do Júri em 2013.
Os artistas taiwaneses são, no entanto, frequentemente excluídos de competições internacionais, ou obrigados a entrar com nomes considerados aceitáveis pelas autoridades chinesas.
No esporte, por exemplo, os atletas taiwaneses devem competir pela equipe “Taipé Chinesa”, como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
O governo chinês também incentiva o isolamento diplomático e combate o uso da palavra “Taiwan”, por temer que esse nome dê à ilha alguma legitimidade internacional.
Fonte: G1.