Início SAÚDE SP suspende calendário de vacinação de adolescentes contra Covid

SP suspende calendário de vacinação de adolescentes contra Covid

São Paulo O início da vacinação de adolescentes contra Covid-19 em São Paulo está indefinido até que o Ministério da Saúde envie o restante das doses da Pfizer, anunciou o governo paulista nesta quinta-feira (5/8)

O estado planejava vacinar jovens de 13 a 17 anos com comorbidades, deficiências e gestantes a partir de 18 de agosto. Entretanto, informou que a redução do envio das vacinas da Pfizer compromete este calendário.

Eduardo Adriano Ribeiro, secretário-executivo da pasta estadual da Saúde, disse que a data de início de imunização deste grupo está em aberto e, caso a redução no envio das doses se repita, “a vacinação de adolescentes estará definitivamente prejudicada no que se refere a sua data até aqui programada”.

“O estado de São Paulo tem 22% da população total do Brasil, e vem recebendo, desde o início da vacinação até ontem, sempre, mais de 20% da quantidade de vacinas encaminhada ao país. O próprio Ministério da Saúde, que vem praticando o envio de pelo menos 20% do quantitativo do país para São Paulo, surpreende o estado com o envio de 10% da quantidade [de vacinas da Pfizer] encaminhada ao país. Não estamos falando de um ajuste fino que habitualmente acontece ao longo da campanha da vacinação, mas de uma ruptura do processo que vinha sendo praticado até aqui pelo Ministério”, afirmou Ribeiro.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que foram enviadas 228 mil doses a menos do que o estado deveria receber do imunizante, que é o único com autorização para aplicação em menores de 18 anos.

Fonte : Metrópoles.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments